22 de novembro de 2021 | 13:19
Projetos e ações realizadas pelo município de Pimenta Bueno, especialmente no recolhimento de resíduos sólidos e coleta seletiva, além de saneamento básico, foram assunto de encontro realizado na última quinta-feira (18/11), na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), envolvendo representantes daquela municipalidade e do Programa Profaz.
Na ocasião, o coordenador-geral do Profaz, conselheiro Benedito Antônio Alves, recepcionou, em seu gabinete, o prefeito de Pimenta Bueno, Arismar Araújo, acompanhado do diretor do Meio Ambiente, Marcelo Portela.
Entre outros pontos, foi apresentado o Projeto Pimenta Bueno Sustentável, cujas ações vêm sendo realizadas pela Prefeitura contemplando áreas como a coleta seletiva de lixo e o saneamento básico.
Segundo os representantes do município, Pimenta Bueno se tornou referência em coleta seletiva, ao fazê-la de porta em porta, na qual o cidadão separa o material seco, coloca dentro de uma sacola que a Prefeitura distribui, e a associação local dos catadores passa recolhendo o material, de acordo com o calendário preestabelecido pelo município.
ATUAÇÃO DO PROFAZ
Ainda durante o encontro, o conselheiro Benedito Alves lembrou que questões como recolhimento de resíduos sólidos, coleta seletiva e saneamento básico estão contempladas em eixos temáticos do Profaz, tendo em vista sua importância não só na questão sanitária e de saúde, mas também da sustentabilidade, com reflexos óbvios no desenvolvimento sócio-econômico dos municípios do Estado.
Nesse ponto, o coordenador-geral do Profaz colocou-se à disposição, assim como a equipe multidisciplinar do programa, a fim de auxiliar na busca, principalmente, de soluções, uma vez que o desenvolvimento de ações dessa natureza trará como resultado benefícios diretos à população.